segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Como se comportar em uma entrevista de estágio.


Quem aí ta procurando um estágio? Ok, a gente sabe que existem vários sites/empresas que disponibilizam vagas de estágio através de um cadastro, como o CIEE, Metta, Integrar, Futura, etc. O negócio é que antes de te darem o estágio, eles te encaminham pra uma entrevista (meio óbvio, mas ok!). Até aí tudo bem, mas e quando você chegar lá? Sabe o que vai dizer? Você foi bem vestido? Chegou muito cedo ou muito tarde? E o nervosismo? Isso sempre é um problema, mas querido leitor, te digo hoje que os seus problemas acabaram (casseta e planeta feelings), hoje compartilhar uma entrevista que encontrei do superintendente do CIEE dando dicas essenciais de como se comportar/se sair bem em uma entrevista. Lembro que a minha primeira intrevista foi esquisita, e no fim a moça disse que me ligaria em três dias, mas nunca mais ligou (fueim!). Mas isso não vem ao caso, vamos logo ao que interessa.
- Quando o entrevistador pergunta sobre pontos positivos e negativos, destaque sua formação acadêmica, diferenciais, cursos, atitudes que tenha tomado e que tenha trazido amadurecimento pessoal e profissional. - - Pontos negativos todos nós temos, é importante colocar de forma objetiva e como algo que se tenha a aprimorar. Um idioma é um exemplo.
- A transparência é sempre bem-vinda. Mas não esqueça do lado ético.
- Quando o assunto é salário pretendido, você deve falar qual é a sua expectativa. Antes da entrevista você pode se preparar fazendo uma pesquisa sobre a média de salário naquele cargo e naquela empresa.
- Comentar que foi indicado para a vaga nem sempre ajuda. Se você comentar em grupo, pode atrapalhar, pois você pode colocar o entrevistar em uma situação delicada. Esse comentário deve ser somente na individual.
- Para saber a roupa certa, deve-se primeiro ver o perfil da empresa. Se for um banco ou área administrativa, roupa formal. Tome cuidado com roupas que não caem bem, como jeans, tênis, camiseta. Cuidado com a barba bem feita, cabelos, excesso de maquiagem e roupas extravagantes.
- É preciso sempre deixar claro sua competência e habilidade, mesmo não tendo experiência em outro possível estágio. A principal função do estágio é que o candidato aprenda.
- Tome cuidado com gírias. Utilize sempre a forma correta do vocabulário. Entretanto, isso depende muito do entrevistador também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário