terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Falando sobre: Livros, não são nosso único refúgio


Se tem uma coisa que eu odeio, são aquelas pessoas que se acham melhores que todo mundo porque leem. Te olham torto, com a maior cara de pau como se fossem mais cultos, legais, ou mais inteligentes que você. Os mesmos dizem que quem não le está perdendo tempo porque os livros te levam pra lugares inimagináveis, que faz bem, e que nada no mundo é melhor do que essa sensação de entrar dentro da história.

De fato, concordo que ler é bom, e sim, melhora muito o vocabulário, a cada livro que leio, aprendo muitas coisas, tanto palavras novas, ou aquela dúvida de acentuação que ficava com preguiça de procurar.

O problema é que essa coisa de "melhor sensação do mundo", é muito relativa, nem sempre o que funciona pra fulano, funciona pra sicrano. Está dando pra entender? Não? Ok, vou explicar melhor.

Algumas pessoas amam ler, simplesmente pelo fato de se identificarem com as palavras, com a escrita, pelo fato de amarem a vida em forma de palavras,  e também muitas vezes pra buscar algum tipo de refúgio.
E não se acham melhores que ninguém, não empinam o nariz e nem falam com tom de superioridade ao recomendar um bom livro ou perguntar pra alguém se essa pessoa já leu livro tal. Elas apenas gostam daquele momento, aqueles minutos ou horas com um livro e uma boa xícara de café, chá, água, o que quer que seja. E eu realmente admiro muito quem faz isso!

Porém como eu disse, nem sempre o que funciona pra fulano, vai funcionar pra sicrano. Tem gente que não gosta de ler, e mesmo assim consegue ser mais inteligente que  aqueles que se julgam "Os leitores", mas a questão nem é essa. A questão é que, essa pessoa que não tem o costume nem a paciência de ler um livro, pode se identificar com, sei lá, desenho, pintura, música, jardinagem, fotografia, caminhadas, ou qualquer outra coisa que der vontade e que traga boas energias pra ela. Isso vai de pessoa a pessoa.

Eu por exemplo, gosto de ler, mas não sempre. Eu não leio um livro atrás do outro, leio quando me da vontade e ponto. A leitura e a escrita não são nenhum tipo de refúgio pra mim, e eu raramente entro nesse "universo paralelo que te da a melhor sensação do mundo", simplesmente pelo fato de que não me identifico muito com a área.

Já com a música é outra história, eu pego meu mp3 e meus fones de ouvido, e viajo pra lugares que só eu consigo imaginar, mais ninguém, é ali, com a música que eu tenho o meu momento de paz, calma, refúgio. Música é o que me inspira assim como os livros inspiram muita gente.

Se você le e sente todas essas coisas, ótimo! Ler é bom sim, e ás vezes cai bem a gente viajar para um universo que é só nosso, onde podemos amenizar o estresse do dia-a-dia e clarear as idéias, só que a maneira que eu faço isso, pode ser diferente da sua, diferente da do Joãozinho ou da Mariazinha. Repito mais uma vez que nem sempre o que funciona pra fulano, funciona pra sicrano!

Por isso, por favor, qualquer pessoa que se acha melhor do que a outra por ler, parem e fiquem felizes apenas por terem achado algo com que vocês se identificam.

Obs: Usei o exemplo dos livros porque é o que mais tenho visto por aí, mas eu tenho consciencia de que isso acontece com vários outros "tipos de refúgio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário